Don´t worry & Be happy ?

Esta é a nossa oportunidade.

Esta é a oportunidade de observarmos, em direto e na primeira fila, o reflexo e o impacto da forma como pensamos, agimos ou reagimos.

A toda a hora, está a ser-nos pedido um ganho de consciência, sem precedentes, sobre as decisões que tomamos.

Vamos aproveitar. Esta é a oportunidade para nos tornarmos mais humanos.

É a grande oportunidade de tomarmos a consciência de que já não é tempo de metermos a cabeça na areia ou de assobiar para o lado, esperando que quando o pior passar, alguém, que não nós, será com certeza classificado de culpado.

Esta é a oportunidade para reconhecermos que o nosso quintal é exatamente o mesmo e que pouco vale guerrearmos por mais um pedaço de terra para explorarmos até ao limite os seus recursos. 

Esta é a oportunidade, há muito reclamada, de se transformar em cultura o cuidado aos outros, aos mais velhos e vulneráveis.

Este não deve ser considerado apenas um “estado de alerta” depois de ter sido classificado de insuficiente como “plano de contingência”. Este deve ser, lá mais à frente, considerado como Plano de Desenvolvimento Humano com nota Excelente.

O impacto das nossas atitudes hoje e agora mesmo influenciam os episódios seguintes. Sim, como numa série de TV. Só que, desta vez, não é ficção nem tem direito a ensaios nem repetições.

Esta ideia, que tem teimado em persistir, que "se não és igual a mim és inferior", nunca fez qualquer sentido e esta é a oportunidade para reconhecermos que, afinal, somos mesmo todos iguais. Temos todos medo, somos frágeis e vulneráveis.

Somos fortes e resilientes, se quisermos. Essencialmente, se nos cuidarmos e unirmos.

Os tempos mudaram.

Worry to be happy!